Surgimento do Krav Maga

O Krav Maga é denominada por nossa instituição como uma arte de defesa pessoal por tanto não existe competição, e altamente eficaz em defesa pessoal e de origem israelense.

É Baseado em movimentos instintivos, naturais e reflexos, que devem são treinados exaustivamente. É uma arte em que o praticante treina sob stress vivenciando diversos tipos de terreno e região (relevo, vegetação, hidrografia, edificações entre outros), procurando se desvencilhar do seu agressor no menor tempo possível, com o uso do próprio corpo adaptando-se as mais diversas formas de estímulos.

Trata-se de uma atividade multidisciplinar, na qual se exige vivencias.
Psicomotoras, Cognitivas e Físicas, variadas e diversas, buscando
retratam minuciosamente, situações o mais próximo possível da realidade de rua seja ela uma situação de abordagem, assalto, tomada de refém ou agressões múltiplas, através de treinamentos específicos da modalidade.

No contexto atual o combate moderno caracteriza-se por sua capacidade de ação e decisão em manobras ofensivas e evasivas, em um cenário dinâmico em constante transformação.

Tal condição pode promover uma condição de preparação de tropas e de cidadãos cada vez mais capazes e abeis a atuarem no cenário de ameaça com eficiência e eficácia.

Como estratégia para esta preparação, desponta o treinamento de krav maga, interrelacionado com as técnicas de defesas, ataques, torções, projeções, imobilizações os fatores com o terreno, ciência situacional, armas improvisadas, exercícios de Força, Velocidade, Resistência, Coordenação e Equilíbrio capazes de reproduzir vivencias similares as do combate ou ameça real.

O Krav Maga permite auferir e desenvolver um preparo geral do instruído: físico, técnico, tático, intelectual, psíquico e moral. Portanto, significantes benefícios na área psicomotora, e um instrumento para contribuir no aprimoramento profissional dos quadros da segurança privada e pública.

Israel e o Krav Maga

Localizado em uma das áreas mais voláteis do mundo, Israel foi declarado um  país do Oriente Médio, limita-se a oeste com o Mar Mediterrâneo; ao norte, com o Líbano e a Síria; a leste, com a Cisjordânia e a Jordânia; e ao sul, com o Egito em 1948, na mesma época surgia o Krav Maga.

O Krav Maga foi desenvolvido para os homens e mulheres que serviam nas forças armadas israelenses, conhecido como o IDF (Forças de Defesa de Israel). Os Comandantes do IDF entenderam que para os soldados israelenses qualquer um dos sistemas tradicionais de arte marcial (karate, Kung Fu, Judô, etc..) levaria muito tempo para estes novos recrutas aprender. Eles também perceberam que o mundo do combate urbano moderno, em que esses soldados estariam lutando , tornou-se um lugar completamente diferente do século 18  em que a maioria destes sistemas foram originalmente criada. Então tais circunstâncias requeriam um sistema de luta para estas tropas que drasticamente tinham pouco tempo para aprender lutar corpo a corpo em circunstâncias de guerra.

O IDF virou-se para um especialista, com experiência em wrestling, boxe, jujitsu e musculação, com o nome Imi Lichtenfeld para desenvolver um estilo de luta duro e impiedoso conhecido hoje como Krav Maga.  E ele Imi Lichtenfield é universalmente reconhecido como o criador deste sistema de sobrevivência em combate.

Agora, no século 21, o Krav Maga, continua na vanguarda da eficiência do treinamento e da eficácia de combate real, sem regras. A diferença está na metodologia de ensino das técnicas mais simples e buscando a eficiência máxima, preocupando-se com a aplicação destas técnicas em situações de briga real, sem preocuparem-se com técnicas mirabolantes e bonitas, técnicas que levam muito tempo para aprender foram descartadas. O aluno deve aprender autodefesa real desde a primeira aula. Desenvolvido por Imi Lichtenfeld em Bratislava nos anos 40.

Depois de fugir para a Palestina e o estabelecimento de Israel, ele  tornou-se o instrutor do combate do exército israelita lá encontrou o kappap onde desenvolveu o Krav maga.

Então o Krav Maga passa a ser conhecido como sistema de defesa pessoal mais reconhecidos e mais eficazes tal treinamento passa a fazer parte das forças de segurança israelense, dos militares, do mossad e da polícia.

O Krav Maga como sistema foi desenvolvido para atingir o alto nível dentro do menor tempo possível e para gerir situações de violência sob a pressão mental. E tem como alguns enfoques no fortalecimento da autoconfiança prontidão de defesa, e da aptidão física e mental.

Krav Maga para fins militares foi modificado em partes essenciais para o setor civil. Esta adaptação às necessidades de hoje levou ao Krav Maga ser  conhecido e como altamente eficiente e extremamente prático.​

Nós na CBKM usamos uma metodologia cientifica para desenvolver o mais rápido possível e com a melhor qualidade as habilidades de nossos instruídos. E assim organizamos as instruções que são realizadas em nosso curso de formação e assim nossos instrutores são treinados seguindo fielmente a metodologia e didática aplicada em Israel, mas claro adaptada a realidade de nosso país e legislação.

Nosso programa de treinamento de unidades militares leva se em consideração suas funções, área de atuação, que tipo de equipamento o mesmo utiliza, como também outros fatores.

O Krav Maga para a área da segurança é aplicado em sua metodologia de forma para simples execução, independente das dificuldades apresentadas.